terça-feira, 26 de abril de 2011

A primeira negra governadora-Dona Benedita da Mangueira.


Dia 26 de Abril de 1.942 nascia no caótico Rio de Janeiro a ex-governadora, senadora, vereadora, professora, lavadeira e operaria Benedita da Silva.
 A hoje Deputada Federal pelo Partido dos Trabalhadores(PT) Benedita entrou para a história como a primeira mulher negra a governar um estado brasileiro, ela substitui o pilantra, que de criança só tem o nome, Anthony Garotinho no governo do Rio de Janeiro. Em 1982, foi eleita vereadora nas eleições municipais pela legenda do Partido dos Trabalhadores (PT). Tornou-se a primeira mulher negra a atingir os mais altos cargos da história do Brasil: vereadora, deputada federal constituinte, reeleita para um segundo mandato em 1990, senadora, em 1994, e vice-governadora no pleito de 1998.
Dona Benedita como é conhecida até hoje no morro do Chapéu Mangueira Seus mandatos foram marcados pela defesa das mulheres e negros. É autora do projeto que inscreveu Zumbi dos Palmares no panteão dos heróis nacionais; fez de 20 de novembro o "Dia nacional da consciência negra"; responsável pela criação de delegacias especiais para apurar crimes raciais; pela obrigatoriedade do quesito cor em documento; lei contra assédio e direito trabalhistas extensivos às empregadas domésticas.
O Blog Cultura de Combate parabeniza Dona Benedita da Silva por mais um ano de vida e mais ainda, pela sua imensa contribuição as mulheres a todos Afro-descedentes do Brasil.

Nenhum comentário: