segunda-feira, 5 de julho de 2010

a copa do aparthaide social



nelson mandela na prisão,e steve biko antes de ser morto por policias.




A copa do mundo realizada este ano na áfrica do sul ficou marcada para o mundo como a copa da democratização do esporte e um marco na luta contra o racismo, essa foi a idéia que a FIFA e o governo sul-africano tentou passar para o resto do mundo.
No entanto é fato conhecido por todos que aquele pais com 50 milhões de habitantes ira continuar com 40% da sua população vivendo abaixo da linha da pobreza, e sendo ainda o 129 no triste ranking de índice de desenvolvimento humano(IDH) da ONU.
A idéia que grandes eventos esportivos em países de terceiro mundo como o Brasil pode causar uma melhoria de vida para a população é um grande mito, uma grande mentira. Os 8,4 milhões gastos na construção de grandes estádios e hotéis de luxo poderiam ser muito melhor gastos se o destino fosse a construção de escolas, habitação e remédios para os mais de 5 milhões de pessoas contaminadas pelo vírus HIV.já que o dinheiro usado nessa copa veio quase totalmente do povo sul-africano e não dos patrocinadores oficias da FIFA como se diz.outro fato preocupante ocorreu em paris após a eliminação do time Frances da copa,dia 25 de junho ,quando um grupo de torcedores neonazistas invadiram a sede da federação francesa de futebol exigindo do então presidente Jean-Pierre Escallete a expulsão de todos “pretos e muçulmanos” do futebol francês.
Fatos como esse só comprovam que o futebol está longe da igualdade racial e que o apartheid social na áfrica do sul é cada vez mais evidente.

estudante morto pela policia branca.

2 comentários:

NOSSA ZUMBÍ disse...

Achei da hora a abordagem feita nesse texto. Grandes eventos internacionais,não resolvem problemas estruturais em países pobres. É como tentar curar um câncer com um simples curativo.
www.bandasdegaragem.com.br/faccaox

David da Silva disse...

Mandou bem, Nando!
Também penso dessa maneira.
Do Império Romano para cá, nada mudou além do velho "pão e circo".