
Nesse ultimo fim de semana um grupo de educadores, profissionais da Saúde,representantes da Coordenadoria dos direitos da mullher , ativistas e gestores culturais visitaram o Quilombo de Ivoporanduva situado entre as cidades de Eldorado e Iporanga as margens do Rio Ribeira de Iguape. Atualmente o Quilombo conta com cerca de 100 famílias e 310 pessoas entre idosos, jovens e crianças todos vivendo em comunidade de regime coletivo e democrático (de fato).
A região só foi reconhecida como Quilombo no ano de 1.997 quando foi reservada uma área de 3.158 hectares de terra sendo que 80% desse pedaço é de mata Atlântica virgem. Baseado num sistema político colegiado de organização
, característica típica de Quilombos, Iporanduva consegue o seu próprio sustento a base da agricultura e do comércio de artesanatos e bananas com origem orgânica.
As 42 pessoas que visitaram o Quilombo representaram não só a cidade de Taboão mais toda a resistência negra que também aqui existe. É obvio que Taboão da Serra é totalmente diferente de Eldorado, somos originais de uma quebrada totalmente urbana e periférica onde os vários anos de coronelismo por parte de governantes da ala direita nos deixaram totalmente a margem da sociedade amontoados em grandes guetos. Essa viagem foi um grande avanço para todos da cultura Hip Hop,saúde,educação e dos movimentos em defesa da mulher,levamos para o Quilombo de Ivoparanduva nossa contribuição e fomos mais que aprendizes de pessoas como o seu Ditão um nego veio que conta como poucos a história de resistência e luta de diversos quilombos da região do Vale do Ribeira.
Essa atividade foi fruto de um projeto da Secretaria de Cultura e Turismo chamado “Trilhas Culturais” idealizado pela historiadora Deborah R. do Valle onde ativistas da cultura de Taboão viajam por diversos lugares levando cultura e praticando um novo estilo de turismo o histórico-cultural, ao longo dessa Trilha ocorre atividades como cine-clube, sarau no buzão,palestras e muita batucada. E é com essa perfeita harmonia entre cultura e turismo que Taboão da Serra vai marcando seu lugar alem dos limites da cidade.
Fica aqui o salve/axé do Blog Cultura de Combate a todos os quilombolas de Ivoporanduva,tamu junto família.
click nas fotos para amplialas.
Ingreja contruida pelos primeiros Quilombolas