quarta-feira, 24 de março de 2010

Expressão das Ruas





Todas a sextas partir das 20:00hs ocorre na praça Luiz Gonzaga no pirajusara um encontro entre ativistas e admiradores do hip hop e da cultura de rua como um todo.O evento idealizado por césar e outros tem o nome de EXPRESSÃO DAS RUAS e reúne pixadores,skatistas ,graffiteiros,mc's,b.boys e etc. Após o governo de dr.Evilásio mandar derrubar o palco da praça o movimento na região ficou um pouco enfraquecido e sem identidade pois a praça e principalmente aquele humilde palco representava muito para toda uma geração dos inicio dos anos 90 que teve ali momentos inesqueciveis. Pior que isso após a derrubada do palco nada foi construído em seu lugar,e aquele continua sendo o maior símbolo da falta de lazer que assola a juventude de Taboão.

Mas felizmente o hip hop mais uma vez demonstra sua força e com suas próprias pernas se agrupa novamente e parte para a cultura de combate,toda sexta são convidados dois graffiteiros para pintar ao vivo,pixadores trocam folinhas,ocorre uma sessão de free staly,além dos b.boys que treinam e trocam ideias. quem comparecer na praça numa noite de sexta vai ter contato com no mínimo três gerações desde os meninos de doze ou treze anos até mesmo o pioneiros como glick e pow,e principalmente escultar os relatos do nosso mano pow esse que já pixou cavernas na era do gelo e foi integrante do que muiros dizem ser o primeiro grupo de rap da era moderna que contava nada menos que com feras como Noé e Matuzalem.

È isso rapa vamos colar e mostrar mais uma vez o nosso poder de organização mesmo sem apoio algum do estado.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Prêmio Hip Hop 2010-Preto Góes


Este ano é mais um ano de grande importância para o movimento de rua pois tem inicio o prêmio hip hop . Com homenagem a preto Góes o ministério da cultura reconhecera 128 entidades e/ou indivíduos em cinco categorias e distribuirá R$1,7 milhões. Os projetos devem ser inscritos de 6 de abril até o 6 de julho de 2010.As inscrições são gratuitas e são feitas via internet pelo site http://www.premiohiphop.org.br/ .para quem tiver acesso a internet agentes do programa chegarão a comunidades para fazer a inscrição de forma oral(assim esperamos...). Cada ação reconhecida vai “receber a ‘bolada” de 13 mil, as categorias são:



  1. Reconhecimento: Personalidades ou entidades importantes para o desenvolvimento da cultura Hip Hop;

  2. Escola de Rua: Iniciativas que já existem e que visem a utilização dos elementos do Hip Hop em ações socioeducativas, através de oficinas e arte-educadores;

  3. Correria: Iniciativas que visem a soluções que gerem renda. Por exemplo, distribuição de Cds e Dvds, oficina de moda, oficina de serigrafia, etc.;

  4. Conhecimento (5° Elemento): Iniciativas que visem a realização de encontros, seminários ou painéis que reúnam atores do Hip Hop, ou projetos que visem a produção de mídias para a difusão do Hip Hop. Por exemplo: jornais, fanzines, programas de rádios comunitárias, documentários, sítios de internet, etc.;

  5. Conexões: Valorizar as iniciativas que incorporem, associem e incentive o intercâmbio com outras formas artísticas à cultura Hip Hop, em particular das expressões culturais afrodescendentes;

Os contemplados serão conhecidos em outubro deste mesmo ano.de abril a junho será realizados encontros e oficinas de formação em todo mais,a idéia é se aproximar das iniciativas locais e dar suporte técnico no processo de inscrição.


Portanto rapa, vamos fazer nosso corre para participar desse prêmio, mais não só com a intenção de ganhar e sim com a intenção de se mostrar presente na vida cultural de cada cidade e mais ainda mostrar a força do movimente hip hop como movimento social. Alcançado lugares onde ou estado por falta de vontade ou por incompetência não chega.

terça-feira, 16 de março de 2010

batalha de beat-discontrasom



Nesse sábado dia 13 ocorreu mais uma edição do evento discontrasom,a festa ocorreu na espaço cultural resistência e ousadia. O evento contou com a presença de um grande publico que mais uma vez se reuniu para "discontrair",escutar a boa musica black e prestigiar essa batalha de beats. Organizada por Zudão,Tatu ,Perne entre outros. A festa sempre é muito esperada hora promovendo grandes batalhas entre mc's, hora entre produtores locais.
Eventos como esse são de grande importância para o movimento hip hop pois marca uma nova era de progresso onde instrumentais são produzidos aqui mesmo, com computadores e programas caseiros em estúdios de fundo de quintal, tudo isso é claro usufruindo da grande criatividade e diversidade presente na musica brasileira. Fatos como esse a poucos anos era totalmente fora da realidade pois qualquer grupo de rap nacional tinha que se dirigir até as galerias da rua 24 para comprar um vinil ou cd com instrumentais gringas.
Esse tempo já se passou e hoje vivemos um verdadeiro "bum" nas produções e eventos tanto na cena undergroud quanto na convencional.
Votando a falar sobre a festa mais uma vez o publico veio da rua e invadiu a ecro outro fato importante foi a festa de confraternização da crew os caretas,que a muito tempo vem fortalecendo a cultura de rua na região.
Por fim é isso familia só nos resta aguardar a próxima festa discontrasom.